sexta-feira, 16 de julho de 2010

1 Milhão... E eu aqui Fudido!

Nos metros por metros de gramado Sul Africano os representantes "fotibolísticos" de cada país concorrem jogo a jogo por um lugar ao sol, ou melhor na final da Copa do Mundo. O mundo para fixando os olhos já cegos na TV para acompanhar os marmanjos correndo atrás da Jabulani. Sabemos nós que ja vinhamos a tempos tomando chutes e ponta pés em nossas Jabulanis sem querer notar que ela esta avermelhada e dolorida. Não querendo desmerecer a beleza do festival findado.
Para o Brasil, a Copa do mundo veio em bom tempo. O povo brasileiro estava com tesão reprimido e precisava gozar por alguns dias. Confeço que fiquei um pouco triste com a eliminação do país na copa, não pelo título, mas sim pelos fériados decretados no meio da semana. O Brasil tem que parar de achar que é favorito em tudo! Tem que virar do avesso e olhar para o próprio rabo. O descontrole dos jogadores na competição deixa bem claro o descontrole do povo brasileiro, tanto a falta de educação do Zangado, Opa! Digo, Dunga para com os jornalistas, e o pisão covarde do jogador no adversário. E olha que nem precisamos falar dos acontecimentos envolvendo atletas aqui dentro do nosso país, se nós começássemos a falar daria para escrever uma temporada inteira de CSI Miami
Essa eliminação veio de bom grado para o povo se ligar que é ano de eleição, bem atentos! "Uê, esse ano é ano de eleição? Não me meto em política" Acontece minha cara disconhecida, que tudo o que a senhorita fizer é política, da comida que você come até a meia que você veste. Mas o Big Brother Todo mundo sabe, aquela cela que ponhe seres humanos feito ratos em cobaia descubrindo o que eles são capazes de fazer para aparecer! ELE TA LÁ COM UM MILHÃO E EU ESTOU AQUI FUDIDO SEM SABER EM QUEM VOTAR.... ACORDA!
A realidade da população brasileira é uma vergonha incalculável. Eu como parte da população de minha cidade, estado e país já passamos por alguma forma de violência, humilhação, de desencanto é credo pelo ser humano. Esse desencanto não é culpa nossa, essa falta de credo foi empurrado por nossas goelas abaixo onde sofremos de regurjitação a anos.

Eu, Fernando Porto, sofri uma violência a alguns meses quando saia do termino de um espetáculo onde eu fazia parte do elenco no teatro do Sesc SG. Continuando o ocorrido, estava eu andando pelas ruas de São Gonçalo quando fui abordado de maneira gentil e educado por alguns rapazes armados com suas pistolas apontadas para o meu peito, levaram minha mala com todos os meus pertences do espetáculo, mais o meu Ipod com textos e documentos teatraes. Isso foi o de menos, acho eu. O mais importante, levaram a confiança que eu tinha no peito, o mesmo peito apontado por um cano prestes a estourar, (Confeço que é barra pesada estar na corda bamba sambando a música daquele cara que já não tinha nada a perder).
Talvez tenha sido falta de prudência de minha parte, ou confiança demais não sei em que ou quem. Os moradores do local sabe que isso já vem acontecendo faz tempo e ninguém faz absolutamente nada por essa gente do lado de lá que também é agente do lado daqui. MAS COMO NOS TEMPOS DE CRISTO, QUEM É PRA NOS PROTEGER, NOS TRAI POR MÍSERAS MOEDAS.
E como nesse "Mundo cão sarnento" uma pessoa não pode ser de bem sem ter sido vitima de uma violência, aqui estou eu, um brasileiro carioca gonçalence de bem.
Pra falta de sorte de meus inimigos felizmente sai ileso, não conseguiram levar a minha inteligência a minha vontade de viver, não conseguiram espantar a vontade que tenho de mudar seja o que for em alguma coisa. Não é Revolução... Eu não quero revolução, não quero... Escutei um dia na cena ATOR EMPAREDADO DE REYNALDO DUTRAN a seguinte frase:" A REVOLUÇÃO É MUITO ROMÂNTICA ATÉ A SUA MULHER SER ABERTA DA CABEÇA AOS PÉS E ESTRUPADA NA SUA FRENTE PRA VOCÊ VER." Mesmo assim não podemos ficar calados e esperar que eles lá tirem a bunda da cadeira.
A minha preocupação e revolta não é só pelo o que aconteceu comigo, perto das coisas quem vem acontecendo, o meu ocorrido é gão de milho. Acontece que o mundo está ao contrário e o próprio mundo não reparou, está na hora de se tocar e parar de bater boca no sinal como umas velhas faladeiras. Existem crianças com fome, trabalho escravo... Trabalho escravo, é difícil de acreditar.

Ô PANISSET! Ô SERGIO CABRAL! Ô JOSÉ MARIANO BELTRAME! Ô PAULO STORANI! Ô LUIS INÁCIO LULA DA SILVA! O povo que educação, arte, cultura e informação, segurança para ir e vir, e sobre tudo respeito, algo pra comer. E eu repito, ouviram: Educação, arte, cultura e informação.
Isso não é um aviso, não é um conselho, sequer uma cena teatral. É apenas um desabafo com o intuito de alertar alguém, quem sabe você, amigo(a) leitor.

Cuidem-se.
Fernando Porto

Um comentário:

  1. Isso vai ficar na sua mamória eternamente né?
    É uma pena que aconteça essas coisas numa constante em nosso país...

    ResponderExcluir